domingo, 22 de fevereiro de 2009

Quanto mais conheço as pessoas... mais gosto de animais!!!

Afonsinho, ensinaste-me muitas coisas durante esta tão efemere passagem pela minha vida, a ser paciente com as tuas asneiras, a ser teimosa perante a tua teimosia, a ser-te fiel perante a tua fidelidade, a amar-te perante o teu amor por nós. Ensinas-te-me a mim e a todos cá em casa a amar sem pedir nada em troca, a olhar e ver em ti algo tão grande desprovido de egoísmo, egocentrismo, maldade, inveja... tudo que de mau existe no ser humano, tudo o que de mau a racionalidade deu ao ser humano.
Tu a Boneca e todos os outros amigos, verdadeiros amigos que existiram, existem e existiram na minha vida são simplesmente isso, Amigos, que dão sem esperar receber em troca algo superior, que dão sem esperar receber em troca fama, riqueza, prestigio, que dão simplesmente por dar... e pedem uma única coisa em troca Amor... que no fundo é a maior das riquezas...
Cada vez me desiludo mais com os Homens, com a minha espécie, não só por aquilo que eles são capazes de fazer às outras espécies, mas também por aquilo que são capazes de fazer a sua própria espécie. Quanto tristeza há no mundo, quanto maldade, quantas guerras... e tudo porquê? Porque nós Homens não sabemos amar de verdade, apenas pensamos que sabemos, racionalmente falando... pensamos que amamos, mas não o fazemos de verdade. Afinal o que é o Amor? Aí se os animais "irracionais" falassem, que lições nos dariam sobre o que é o Amor... mas também não precisam de falar para nos dar lições, eles já nos dão. Tu Afonso, já me deste uma grande lição sobre o que é o verdadeiro Amor... nem sabes o quanto te estou grata por isso. Obrigada Afonso, pela ultima lição que me deste, que bela lição aquela. Aprendi mais naqueles escassos momentos do que em anos de escolas e faculdade. Tu sabias o verdadeiro significado da palavra Amor, sabias e partilhaste-o comigo. O significado do Amor não vem escrito em livros, não adevem de teorias filosóficas nem de experiências cientificas. Os Homens pensam demais e amam a menos... os Homens complicam aquilo que na realidade não é complicado. Os Homens não amam, apenas pensam que amam.
Estou triste Afonso, muito triste... pessoas que eu julgava integras, inteligentes, capazes de discernir o bem e o mal, capazes de tomar decisões com base em sentimentos, pessoas de quem em gostava, traíram-me, apunhalaram-me pelas costas. Tudo porque não souberam amar, tudo porque pensaram demais, tudo porque racionalizaram demais, tudo porque são humanos e sabem fazer o mal. A inveja o egoísmo a insensatez voltaram a fazer das suas, voltaram a dividir laços de sangue e de amizade, voltaram a quebrar correntes a espalhar o ódio e a provocar o mal. Quão mal a inveja pode fazer... que sentimento feio é este... quantas desgraças trás... quanta inquietude... quantas divisões. Sabes o que é a inveja Afonso? Vocês não sabem o que é, é coisa de humano, "é coisa ruim"... e é melhor nem saberem. Assim não há mais desilusões. Só te digo uma coisa, quanto mais conheço as pessoas mais goste de animais... que tristeza eu tenho e tu não estás cá comigo...

3 comentários:

  1. O que a tua dona escreveu neste belo texto é 100% verdade, nós animais só sabemos dar aos humanos bons sentimentos como o Amor, amizade, carinho, afecto... não sabemos nem demonstramos as más qualidades que os humanos têm, odio, indiferença, inveja, maldade...por isso os nossos companheiros humanos amam-nos de verdade. Nunca os traimos nem os deixamos decepcionados. CIRO

    ResponderEliminar
  2. Estou 100% de acordo com tudo o que a tua dona escreveu neste belo texto que te é dedicado. Tareko

    ResponderEliminar
  3. ESTOU A PENSAR ESCREVER UM LIVRO COM ESTE TITULO! POIS COM SOMENTE 30 ANOS DE IDADE ESTA E AMAIS DURA DAS VERDADES ! O SER HUMANO E O SER MAIS HORRENDO QUE ANDA AO CIMO DA TERRA!

    ResponderEliminar